06 julho 2007

Prémios Dias de Imagens


Realizou-se no primeiro domingo deste mês, a entrega dos prémios da Maratona Fotográfica intitulado os Dias de Imagens. Organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do fórum cultural designado “O Estado do Mundo” Em parceria com o ACIDI( Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural), através do Programas Escolhas que entretanto seleccionou as associações e mostrou uma grande disponibilidade e a Embaixada Lumográfica, entidade que cedeu as máquinas lomos. Através desta iniciativa pretendeu-se encontrar uma relação de proximidade com as várias comunidades imigrantes.

Assumindo-se como uma maratona fotográfica, o concurso quer revelar as relações que as crianças, públicos alvos dos projectos, têem com os espaços onde passam a maior parte do seu tempo. Lugares como a escola , os bairros, as escapadelas que conseguem dar para ir passear serviram de cenário para as magníficas fotografias exppostas no jardim.

Convidado pelo coordenador do Escolhas António Pinto Ribeiro, Miguel Honrado, foi o responsável pela organização da exposição nos jardins da Fundação. Iniciou o trabalho com a actuação de nove grupos musicais de onde saiu como trabalho final o lançamento de um CD Novos bairros Novos Sons. Miguel Honrado, considera que esta maratona é “a parte mais visível de um projecto, é inclusivé mais original” pois demonstra o envolvimento da Comunidade imigrante. Permite ainda que pessoas que frequentam o jardim possam conhecer este lado e modo de vida e alguns costumes dos imigrantes que residem nos arredores da sua zona de residência. O projecto À Bolina também participou com as histórias e aventuras do Miguel, um rapaz de 12 anos que ficamos a conhecer através dos relatos das suas colegas da escola, Alina e a Ana Francisca suas vizinhas.

Acerca dos trabalhos apresentados pelos projectos, Honrado, confessa ter ficado bastante surpreendido, gostou da criatividade e sobretudo da maturidade revelada pelas crianças. Sendo um tema aberto, isto permitiu segundo o responsável da exposição um maior empenho e profundidade aos problemas do quotidiano dessas crianças, além de ser uma forma de aproximar as realidades das pessoas que costumam passear nos jardins da Gulbenkian.”È uma tentativa de aproximação destas realidades que provavelmente muitos desconhecem.”Reafirma Miguel Honrado, com enorme satisfação pelos resultados obtidos com o trabalho dos vencedores e dos outros participantes.

Os resultados foram aplaudidos pelos visitantes e participantes que estiveram presentes naquele fim de tarde. Os outros concorrentes receberam todos um certificado de participação.

1º lugar: Percursos Alternativos-Benedita- Trio Fantástico
2º lugar:@ventura-São Brás de Alportel-Nesaga
3º lugar:A Priori-Sines-Os Vasquinhos e
Anós kita Manda-Bairro 6 de Maio
Mensão Honrosa: Arte na Rua -Pintar o futuro




Texto: Surraia Correia

Sem comentários: