24 julho 2007

Plano Tecnológico

Três mil pessoas certificaram competências desde 2000 na região

A primeira fase da transformação tecnológica do País deu no sábado os primeiros passos, com a entrega de computadores a adultos que voltaram a estudar para ganhar mais qualificações.

18 membros do governo dividiram-se pelas capitais de distrito portuguesas para dar computadores portáteis a adultos actualmente inscritos no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no âmbito do programa “Novas Oportunidades”.

No Algarve, a cerimónia realizou-se no Centro Novas Oportunidades da Associação In Loco, em São Brás de Alportel, tendo sido presidida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Rui Nobre Gonçalves.

O responsável entregou diplomas a adultos que tenham concluído com êxito o processo de RVCC, assim como 16 computadores e ligações à Internet em banda larga a adultos actualmente inscritos nesse programa.

“Temos de ter consciência que um País só é verdadeiramente rico se os seus cidadãos forem formados”, disse o secretário de Estado, lembrando que os países mais ricos do Mundo são aqueles que têm as populações “com altos níveis de qualificação”.

O delegado regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Alberto Melo, recordou que, desde 2000, já foram certificados em processo RVCC quase 3000 adultos: 1565 entre 2000 e 2005 e 1372 em 2006.

Neste momento, acrescentou, estão em processo de RVCC nos dez centros algarvios Novas Oportunidades mais de 6600 pessoas, dois terços das quais inscritas no primeiro trimestre deste ano.

O Plano Tecnológico prevê que mais de meio milhão de portugueses possa ter acesso a um computador e à Internet de banda larga, com a prioridade a estender-se a alunos do 10.º ano, professores dos ensinos básico e secundários e a adultos que voltaram a estudar.

Quem estiver interessado, terá de desembolsar 15 euros por mês durante um ano (após uma entrada de 150 euros), tendo direito a um computador portátil, uma linha telefónica e acesso gratuito à Internet em banda larga durante um ano.

Edgar Pires, in Região Sul

Sem comentários: