07 julho 2007

Ovelhas evitam incêndios

Produtores florestais da Serra do Caldeirão defendem o uso das tradicionais pastagens de gado como a forma mais barata e produtiva de diminuir o risco de incêndio.

Em vez de se utilizarem máquinas para abrir aceiros com tanta frequência, os animais consomem o mato levando à formação de aceiros naturais para prevenir a propagação dos fogos, defende a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão.

Contudo, como a criação de gado ainda não é uma actividade rentável naquela zona, é preciso que haja incentivos do Estado para apoiar um sector que foi gradualmente foi desaparecendo das serras algarvias, disse à Lusa José Pedro Albuquerque, daquela associação.

6 comentários:

Anónimo disse...

E quem vai treinar as ovelhas no manuseamento dos extintores?

Anónimo disse...

porque não. É capaz de ser uma boa ideia. Se não resultar tb não há problema, sempre é mais produtivo que outras implementadas. É de lamentar é ver insistir em ideias que os resultados não são os esperados. Mas, ok. É facil gerir o dinheiro de todos nós.

Anónimo disse...

Seja quem for, espero que melhor do que os esses novos JNR/bombeiros que andam por ai a fazer showof. Ainda não percebi muito bem qual é a sua função, se apagar fogos ou passar multas.

Anónimo disse...

ja agora quem sera o comandante dessas ovelhas.sera o sr P ou o R.

Anónimo disse...

Não falem do P o homem já está reformado há muito tempo, seus chatos.
Falem do R ou tem medo?

Anónimo disse...

nao esse P nao esta reformado, esta bem no activo ,ainda por cima diz que o seu sonho e ser ainda comandante para depois ser inspector dos bombeiros.so la quando tiver uns 55 ai sim vai para a reforma.