27 julho 2007

Feira da Serra

Apresentação Oficial
Feira projecta-se para novo crescimento


Nas últimas edições da Feira da Serra de São Brás de Alportel, o certame não parou de crescer. A organização, a cargo da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, depois de em 2002 ter transferido o certame para o actual espaço por razões de crescimento (antes realizava-se no parque do Museu António Bentes) tem vindo a introduzir ano após ano novos elementos de valorização que se traduzem em captação de público. A Feira da Serra passou a realizar-se no recinto da Escola EB 2, 3 Poeta Bernardo de Passos, desde há cinco anos apresentando-se hoje mais ordenada e, naturalmente, mais temática e recheada de valores característicos de defesa do interior – barrocal e serra – tendo-se, por essa razão, tornado o certame indispensável à vida interior do Algarve e do Baixo Alentejo. O certame realiza-se entre os dias 27 e 29 de Julho.

“Sonoridades de outras terras, de outras serras”
(...sexta e sábado até às quatro da manhã...)

A grande mensagem lançada na apresentação do certame deste ano, é de que há um novo sítio temático (passaram a ser doze), que se designa “Sítio da Alfarroba”, prometendo cumprir o seu papel, tal como o fazem o “Sítio da Cortiça”, o “Sítio dos Animais” ou o “Sítio dos Curiosos”. Com a captação de novos patrocinadores, foi possível melhorar as condições físicas do certame, designadamente o estacionamento, a sinalética, a montagem de um novo palco, por onde vão passar “sonoridades de outras terras e de outras serras”, como referiu Vítor Guerreiro, vereador da autarquia.

Alfarroba, anfitriã

Durante a apresentação desta Feira da Serra, para além da revelação de muitas novidades e algumas surpresas anunciadas para o certame, tanto os vereadores Judite Neves e Vítor Guerreiro que acompanham o presidente António Eusébio nesta apresentação, como Dora Barradas, membro da comissão organizadora, revelaram a introdução de inovações nos diversos espaços do certame, que já vai na sua 16ª edição. Por exemplo, que vai realizar- se este ano, pela primeira vez, o concurso “Há espantalhos na Feira”, assim como a exposição temática sobre o Pão no “Sítio do Agricultor”, a par do já referido “Sítio da Alfarroba”, fruto tradicional mediterrânico e algarvio, que Manuel Caetano, da AIDA (Associação Interprofissional para o Desenvolvimento de Produção e Valorização da Alfarroba), disse ser de “primordial importância para a sustentabilidade económica do Algarve”. Disse Manuel Caetano, também presente na apresentação do evento, que Portugal é actualmente o terceiro maior exportador mundial de alfarroba e líder mundial ao nível do aproveitamento dos seus produtos e derivados”.

“Há espantalhos na Feira” (... e não são poucos)

Dora Barradas, membro da comissão organizadora, destacou o concurso “Há espantalhos na Feira”. Ou seja, há 33 espantalhos espalhados pelo recinto da Feira em que o desafio é, precisamente, descobrir onde estão. Contudo, o “coração” do certame continua a ser a Aldeia Serrana, onde estarão os mais genuínos produtos da Serra do Caldeirão, do artesanato aos produtos agro-alimentares. Ao todo serão 102 expositores, 60 artesãos e 25 produtores agroalimentares, entre muitos outros representantes de produtos serranos como o mel, os enchidos, os queijos, etc… O “Encontro de Sabores”, é o espaço dedicado à gastronomia, com 7 restaurantes em funcionamento e 1 tasquinha à portuguesa, onde é possível saborear o melhor da cozinha tradicional algarvia e alentejana. Já o talento dos artistas algarvios pode ser observado na Praça da Cultura e a força viva da comunidade e do trabalho desenvolvido pelas associações locais pode ser avaliado no Encontro de Saberes. Para os mais novos, como destacou a vereadora Judite Neves, a Feira “reserva sempre um espaço muito especial para os mais novos”, onde será explorado pela primeira vez “um planetário, no “Sítio dos Curiosos”, a par de outras inovações”. Para os amantes dos animais, a sugestão é de que assistam aos espectáculos no Picadeiro e apreciem as muitas espécies no “Sítio dos Animais”, num encontro com a natureza, que mostra a fauna da região, mas onde também se pode experimentar um passeio de burro.

Lúmen, Bonga e Mafalda Veiga (...e Vitor Alves)


Destaque para os espectáculos principais que compõem o programa, mas também para os dois palcos que este ano a feira vai ter em funcionamento – o novo palco principal e o palco das sonoridades, próximo da entrada, onde a animação será constante, entre as 19:30 e as 23:30 horas, com momentos de música tradicional portuguesa, folclore, dança, flamenco, música celta, dança oriental, etc… A não perder, são os concertos de Lúmen na sexta-feira dia 27 de Julho, o espectáculo de Bonga e suas bailarinas no sábado à noite, dia 28, e o concerto de Mafalda Veiga que encerra o certame no domingo, dia 29, a partir das 22:30 horas. Em termos de animação, andarão ainda pelo certame a passear alguns palhaços e outros animadores, tarefa a cargo dos “Marimbondos” e que irão tentar “aborrecer” toda a gente, a menos que com eles o visitante consiga divertir-se!...

O Cházinho do Costume...
Valorizar o que temos de bom

Desde o ano passado que o principal patrocinador da Feira da Serra de S. Brás de Alportel, é o Intermarché local. O seu proprietário, Anselmo Saraiva, congratulou-se pela realização do certame e afirmou ser importante estar associado, como patrocinador do principal evento da terra, reiterando o seu propósito de continuar a ser o principal parceiro da Feira da Serra por muitos e bons anos. Isto foi também corroborado pelo presidente da Câmara Municipal, António Eusébio, dizendo que os patrocinadores “são muito importantes para nos ajudarem a levar por diante algumas medidas”, destacando desde logo a importância do “Sítio da Cortiça”, espaço temático introduzido na feira de 2006 que se revelou um sucesso, esperando que idêntico resultado aconteça este ano com o “Sítio da Alfarroba”. Aliás, Eusébio salientou que a cortiça “é extremamente importante para a economia local, mas também para o país, sendo responsável por 3% do PIB (Produto Interno Bruto), equivalente a oito mil milhões de euros de exportações”. O edil são-brasense salientou a este propósito, a necessidade de revitalizar o “barrocal esquecido”, o que só é possível se existirem dinâmicas próprias de valorização dos produtos e das tradições existentes no interior. “Valorizar o que temos de bom”, foi o desafio deixado por António Eusébio na apresentação da 16ª edição da Feira da Serra, sublinhando também a necessidade do certame dar visibilidade a outras vertentes, nomeadamente, “maior atenção à solidariedade”, apostando também “na cultura e na sensibilização da defesa ambiental através de informação e acções dedicadas às crianças”. Outro ponto, defendido por António Eusébio, é o de “valorizar a nossa História, promovendo o valioso legado que nos foi deixado pelos nossos antepassados e, com orgulho, transferi-lo para as gerações vindouras”.

Enfim, tudo, em torno de políticas “que promovam a genuinidade do interior algarvio” por uma melhor qualidade de vida e por um melhor desenvolvimento económico do interior - barrocal e serra.

From: JornalRegional.com

19 comentários:

Anónimo disse...

Um métoto muito característico dos caudilhos deste mundo e do nosso país também é a lavagem da memória através da repetição de algumas mentiras, outras meias verdades e de algumas insinuações.
Na nossa terra sempre ouvimos alguns autarcas socialistas falarem como se o Concelho fosse craição deles e antes deles era o caos!
Como se tudo o que existem em São Brás de Alportel fosse obra deles e só deles!
Os dirigentes municipais actuais seguem o mesmo diapasão, mas já chegam ao ponto e à pouca vergonha de negarem os actos dos seus camaradas que os antecederam!
A ân sia de protagonismos leva a estes exageros.
Isto surge porque a transferência de local e a expansão da Feira da Serra do recuinto do Museu para o recinto da Escola Bernardo de Passos deu-se em 1999 e não em 2002.
A transferência de local e a expansão da Feira da Serra do recuinto do Museu para o recinto da Escola Bernardo de Passos não surgiu das mentes iluminadas dos FENOMENAIS AUTARCAS que lá estão agora. Mas de outros que os antecederam.
Se querem louros, façam obra! Não sejam como os cucos e não ponham os ovos nos ninhos dos outros!
Tony Ramos

Anónimo disse...

é, já vem sendo habito este executivo armar-se em bom com o trabalho dos outros!!!

Anónimo disse...

esperem pelo fim da feira, para verem o eusébio e companhia anunciar que a feira este ano teve um grande crescimento! 30 mil visitas!

10 mil visitantes, 10 mil convidados e 10 mil mentiras!

Anónimo disse...

Eu cá queria era ver as CONTAS da feira! Nunca ninguém se lembra disso! Quanto é que a Câmara Gasta? quanto custa a feira? quanto dinheiro faz a feira? onde vai esse dinheiro? quem está a receber? quem recebe sem saber?

Eu quero é ver as CONTAS!!!

O vereador do
Bloco de Esquerda

Anónimo disse...

parabéns ao blog
consegue dar mais informação online da feira da serra que o próprio site "oficial" ^da câmara de s brás de alportel / terrinha

Anónimo disse...

Cada vez que entro na feira pago 3 euros mas no recibo vem 3 eestevas.... será que na Câmara eles apresentam estevas?????

Queremos apresentação de contas sérias desta Feira!!!!

Senão têm de se haver com as Finanças e com os munícipes.

Anónimo disse...

chamar sítio da alfarroba àquilo..... apenas um stand duma empresa onde anda agora metido o Caetano........

Anónimo disse...

Os organizadores da feira deviam ter vergonha das casas de banho que colocaram à disposição dos visitantes.

Anónimo disse...

Já agora para os peritos no assunto e para quem fez os posters expostos no chamado "Sítio da Alfarroba" - A alfarroba é uma vagem???? Ou será uma siliqua conforme o nome científico que a denomina?
Espero que alguém me responda a esta pergunta...
Obrigado

Anónimo disse...

mas p'ra quê é que vocês querem as contas da feira se vocês nem contas sabem fazer à vida...cambada de curiosos parvos devem ter a mania que são fiscais...

Anónimo disse...

Ai o que vocês foram falar!!!
Mostrar CONTAS?!....
Pronto!... Já deixaram os socialistas a falar sozinhos!!

Para que querem contas?!... são fiscais?!... não chega o que a gente diz?!... o que a gente diz é sepre verdade!... a gente nunca mente!...
Contas?!... vocês e as contas?!... Isso de pedir contas é coisa de comunista!... Esses é que tem mania de fiscais!... também querem tacho!... Contas?!... essa agora!!!!

Anónimo disse...

A alfarroba é o fruto duma árvore cujo nome corrente é alfarrobeira e cujo nome científico é Ceratonia Siliqua.

Anónimo disse...

quem realiza a feira não é uma entidade privada???? se é então só tem de apresentar contas às Finanças para não aparecer o seu nome na lista dos devedores.......

O Xuxialista

Anónimo disse...

Anónimo a dit...
quem realiza a feira não é uma entidade privada???? se é então só tem de apresentar contas às Finanças para não aparecer o seu nome na lista dos devedores.......

O Xuxialista

Quarta-feira, 01 Agosto, 2007



Mais um xuxalista
armado em Alfred Hitshckok... a malta ja sabe que é a camara que organiza tal evento e vens tu p'ra'qui a querer meter dedos nos olhos da malta


com espinhas

Anónimo disse...

Para quem respondeu:
A alfarroba é o fruto duma árvore cujo nome corrente é alfarrobeira e cujo nome científico é Ceratonia Siliqua.

Eu bem sei isso mas já agora o nome científico é Ceratonia siliqua.

O que eu perguntei fui é uma vagem ou uma siliqua? Ou será que os posters tinham errrros...?

Anónimo disse...

Ao com espinhas,

não percebeste nadinha do meu post.....nadinha........mesmo.....

Anónimo disse...

deixa tar logo percebo para o proximo...


com espinhas

Anónimo disse...

afinal ninguém responde à minha pergunta sobre a alfarroba. Obrigadinha....

Anónimo disse...

duvido muito.........