26 julho 2007

“Voluntariado Jovem para as Florestas”

Já foram seleccionados e estão no terreno os primeiros voluntários que vão ajudar a proteger a floresta algarvia, nomeadamente nos concelhos de Silves e São Brás de Alportel, enquanto em Lagos, Loulé e Tavira (este último ainda em análise), o programa arranca na próxima semana, no início de Agosto.

Este é o terceiro ano que a maioria destas autarquias aderem ao projecto “Voluntariado Jovem para as Florestas”, com o apoio do Instituto Português da Juventude (IPJ).

Ajudar na preservação dos recursos florestais, através da sensibilização da população, bem como “a prevenção contra incêndios florestais, monitorização e reflorestação de áreas ardidas”, é o principal objectivo deste programa, que se encontra a decorrer na região até ao final de Setembro.

O projecto envolve equipas formadas por jovens (três a oito), que vão percorrer várias áreas florestais dos concelhos mais sensíveis de bicicleta, um meio de transporte que não polui a natureza e que torna a vigilância bem mais divertida para os voluntários.

Debaixo do olhar atento destes jovens vão estar particularmente as matas, as serras e as zona envolventes às barragens. “Estes trabalhos serão também acompanhados de recolha de lixo em algumas das áreas”, adiantaram os responsáveis da delegação regional do IPJ.

Para além disso, os voluntários vão realizar diversas acções de sensibilização junto das populações, distribuindo folhetos informativos em diversas localidades, com especial incidência nas zonas mais rurais.

1 comentário:

Anónimo disse...

mais uma lavagem de dinheiros....
conseguem pagar mais a esses jovens que aos próprios bombeiros que podem passar horas sem fim num inçêndio, a apagar e por a vida em perigo por causa de proprietários que não limpam, nem querem limpar as suas propiedades.... e agora isto de fazer piqueniques na floresta? quer dizer mato?