Criado em 2002 pelo executivo de António Eusébio e desde sempre presidido pelo vereador para a Cultura e Desporto, Vítor Guerreiro, este observatório pretendia ser um importante passo, rumo à execução do Plano Estratégico de Desenvolvimento Cultural e Desportivo do Município, plano esse que nunca chegou a apresentado, discutido ou implementado.
Com a criação deste Observatório, a autarquia pretendia, segundo António Eusébio, “optimizar as infra-estruturas culturais e desportivas existentes no concelho, programar e planear as actividades nestas áreas e utilizar com o máximo de rendimento os recursos existentes, quer a cargo da Câmara Municipal, quer das Colectividades e Associações”.
Composto por elementos das Colectividades e Associações do concelho, que supostamente representariam o movimento associativo de São Brás de Alportel, e por técnicos da Autarquia, que ordinariamente reuniriam trimestralmente. Porém as reuniões acabaram por ser semestralmente e em alguns anos anuais. Fizemos as contas e deste que foi criado ( Abril de 2002) o Observatório reuniu 6 vezes e apenas para agendar as actividades das associações por forma a autarquia poder promover a sua divulgação e enquadrar as iniciativas dentro de actividades municipais, como foi os casos dos “Encontros para Comunidade e Família” entretanto extintos ou mais recente o “Festival de Verão” na fonte férrea onde participaram/trabalharam algumas associações do concelho sob a batuta da vereação desportivo-cultural.
Confusão está instalada na área do futebol concelhio.
Autarquia, Machados, 1.º Janeiro e Sambrasense à mesma mesa
O mecenato e o voluntariado tem vindo a decrescer bem como a “ajuda” municipal. Neste momento a concertação é a palavra de ordem, segunda-feira dia 4 de Setembro Câmara e Clubes de Futebol vão estar sentados à mesma mesa. A ordem de trabalhos é o futuro do futebol
Estão inscritas na Associação de Futebol do Algarve, 16 onze equipas de São Brás de Alportel, 11 de futebol (3-UDRSambrasense, 1-GD Machados e 7- 1.º Janeiro) e 5 de Fute Sala (2-Machados, 3- AJS). As infra-estruturas desportivas do concelho há muito que são insuficientes para os clubes. falta tudo... menos a «piscina coberta aquecida municipal pública "eng.º antónio eusébio"» ... Ficamos à espera do resultado da reunião, com a esperança que a montanha não acabe por parir um rato!
4 comentários:
Reuniões Secretas só com os clubes de Futebol?... o que será que andam a preparar?...
Aqui está um assunto que o blogue devia ficar atento.
Um abraço
Zé Pedro
É, infelizmente parece que a iniciativa para haver uma reunião entre o "futebol" e a Câmara teve que ser do Sambrazense.
Esperemos que dê em algo positivo, mas digo já que não acredito!
Triste é a imagem que o vereador vitor, e o seu observatória para a cultura e desporte ficam nesta história!
Tirando os membros do PS que presidem ou fazem parte das direcções das associações e clubes que tem assento no Observatório, todos os outros dizem (off the record, claro!)que o Observatório não funciona! é uma "palhaçada"!.. mas que a ideia geral do observatório é boa e podia funcionar melhor!!!!
Pode ser que com as criticas, o vereador arranje tempo para organizar o Observatórios! he! he! he!
-->judas<--
a unica maneira para que o observatorio funcemine é espetar com o piri de là pra fora...armou-se em chico esperto pra tirar curso de burro...é so manias
com espinhas
sou de acordo sai o piri,o presidente e uns quantos assesores e vao ver que tudo melhora,mas temos que saber escolher o que vira a seguir.
Enviar um comentário