03 abril 2007

Histórias da História, in: VilAdentro n.98

S. Brás Solidário

O "Projecto S. Brás Solidário" está a chegar ao fim, ou melhor, vai agora começar.

Realizaram-se encontros para fumentar o espirito solidário. As associações concelhias foram convidadas a trabalhar de mãos dadas, o que é muito dificil na vida prática. O Jornal "S. Brás Solidário" deu a conhecer o projecto e deu noticias das actividades desenvolvidas.

Nos dias 24 e 25 de Fevereiro realizou-se a "Feira da Solidariedade". O pavilhão dos Bombeiros Voluntários acolheu as associações do Concelho e de solidariedade, que mostraram a sua actividade. Foi um ponto de encontro para o auto conhecimento. A solidariedade ficou demonstrada na grande quantidade de géneros alimenticios partilhados pela população. (Todos os anos se realiza e a população adere com generosidade). A animação cultural foi abundante. Muito trabalho e empenho.

Agora que o projecto vai terminar, o que se vai fazer? Quem agarra a ideia? Há muitos caminhos não andados que é preciso percorrer. A solidariedade tem que passar por uma atitude libertadora do nosso egocentrismo. Na prática todos conjugamos bem os verbos na primeira pessoa. Tudo o que se fez poderá ser uma mão cheia de nada se... o coração não for solidário. Esta feira deverá continuar, mas com outro projecto, com outra estrutura dinâmica, a exemplos de outras feiras afins.

Sem comentários: