24 abril 2007

Ibn Ammâr de São Brás a Silves

São Brás de Alportel assinalou o Dia Mundial do Património, desvendando os caminhos milenares de Ibn Ammâr, poeta maior do Al-Andaluz.

Neste âmbito, decorreu no passado dia 20, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a sessão de lançamento do livro “A Viagem de Ibn Ammâr de São Brás a Silves”, obra de autoria de Abdallah Khawli, Luís Fraga da Silva e Maria Alice Fernandes.

Este estudo resultou de uma comunicação apresentada nas I Jornadas “As vias do Algarve – da época romana à actualidade”, que decorreram nos dias 21 e 22 de Abril do ano passado, por ocasião de mais uma edição das comemorações do Dia Mundial do Património.

São Brás dedicou, assim, o Dia Mundial do Património à história de uma viagem com mais de 1000 anos, que encerra a viagem da história de uma vida de uma das mais fascinantes figuras do al-Andaluz – Ibn Ammâr, o primeira grande poeta de São Brás de Alportel, conforme indicam os mais estudos que atestam que esta terá sido a sua terra natal.

A Viagem de Ibn Ammâr de São Brás de Alportel a Silves, conjuga três perspectivas distintas sobre o cenário em que esta terá ocorrido, apresentando uma análise histórica, toponímica e geográfica, que transporta para os dias de hoje os passos do jovem Ibn Ammâr por terras do al-Andaluz.

O relato desta viagem transporta o leitor no tempo por caminhos milenares, num percurso feito pelo poeta, desde a antiga Xanbras (actual São Brás de Alportel) e Xilb (actual Silves e antiga capital do Algarve).

Passo a passo, nesta longa jornada, dá-se a conhecer este jovem de apenas 10 anos que ao longo da sua vida de glória e de infortúnio, escreveu um percurso de vida digno das histórias das Mil e Uma Noites.

Na cerimónia de lançamento do livro, Cristina Tété Garcia fez a apresentação da obra.

Sem comentários: