29 abril 2007

Toponímia da Vila

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel, juntamente com a Comissão Municipal de Toponímia, desenvolveu um plano para a toponímia da Vila.

Segundo a Câmara este plano pretende requalificar e uniformizar a sinalética toponímica, visando o ordenamento urbano, a harmonia com a arquitectura local e a dignificação das personalidades, que dão nome às ruas e espaços públicos; Atribuir nomes a novas artérias e espaços públicos da vila, valorizando personalidades cujo percurso de vida é merecedor desta homenagem e constitui uma referência para as futuras gerações; Valorizar a história local, dando a conhecer as personalidades que dão nome às ruas do concelho, mediante a publicação regular de notas sobre a toponímia da Vila e a edição futura de brochura informativa sobre a toponímia da vila;

Assim as novas designações já foram atribuídas. No âmbito deste Plano, foi aprovado em reunião de Câmara de 27 de Março, um novo mapa toponímico da Vila, que incorporou um conjunto de novas designações, para artérias e espaços públicos que se encontravam sem designação atribuída.

Avenida São Brás; Largo Bispo Gomes do Avelar; Parque da VilaParque Roberto Nobre; Pátio do Burguel ; Praça Carlos Porfírio; Praça da República; Praça Ibn Ammâr; Praceta da Balsa; Praceta do Acordeonista; Praceta Ouezzane; Praceta Poeta João Braz; Praceta Poeta José Vicente; Praceta Prof.ª Clotilde dos Santos Oliveira e Sousa; Praceta Prof.ª M.ª José Figueiredo Vaz; Praceta Rosa Passos Pinto; Rua Almirante Martins Guerreiro; Rua Aristides Sousa Mendes; Rua da Amendoeira; Rua do Sobreiro; Rua Dr. Alberto de Sousa; Rua Dr. Artur Alberto Peres Fialho; Rua Dr. João Dias; Rua Dr. Manuel Francisco Neves; Rua Estácio da Veiga; Rua Jaime Passos Pinto; Rua José Belchior Viegas; Rua Leite de Vasconcelos; Rua Lucília Sancho; Rua M.ª Bárbara Louro; Rua Manuel Viegas Jacinto; Rua Mariana Vilar; Rua Miguel Dias de Andrade; Rua Prof. Jorge Gouveia; Rua Rosalina de Passos; Rua Virgílio Passos; Rua Virgínia de Passos; Travessa António Aleixo; Travessa do Pirolito

Mapa Toponímico da Vila de São Brás de Alportel

6 comentários:

Anónimo disse...

Já era tempo de fixarem o nome da Rua do Matadouro, que sempre foi assim designada.
É que umas vezes aparece como Rua do Miradouro...
RUA DO MATADOURO É O CORRECTO

Anónimo disse...

Como é possível este presidente de Câmara e a sua edilidade esquecer um dos são-brasenses de maior prestígio e dignidade humana, como foi o ilustre anti-fascista Manuel Viegas Carrascalão? Um são-brasense que fundou a maioria dos sindicatos existentes em Portugal, que foi secretário-geral da Confederação Geral do Trabalho, anarco-sindicalista que foi deportado para Timor por Oliveira Salazar. Que em Timor chegou a prersidente da Câmara Municipal de Díli e fundador da Associação Comercial e Industrial de Timor. Um são-brasense que trouxe a este mundo os seus filhos ilustres, hoje líderes do PSD/Timor, Mário Carrascalão, da UDT, João Carrascalão e a filha Natália Carrascalão, ex-deputada da Assembleia da República Portuguesa pelo PSD.
Manuel Viegas Carrascalão que nasceu numa residência onde hoje está instalado o Cine-teatro é merecedor que uma das artérias da nossa terra tenha o seu nome.

Anónimo disse...

o DR. João DIas é auqle médico do Centro de Saúde que ia almoçar e já não voltava???? ou então já não vinha em condições.......

Anónimo disse...

Respeito, muito respeito por um homem como o Dr. João Dias! Não é um dever, é uma exigência!
Quanto a João V. Carrascalão, realmente deveria ter sido recordado e homenageado. Regista-se a sugestão!
SBA

Anónimo disse...

Ao anónimo de sexta 11 Maio

Não se trata de João V. Carrascalão. Nada de confusões. Esse é filho. O ilustre são-brasense foi o Manuel Viegas Carrascalão.

Se alguém se interessar por assuntos de Timor-Leste pode consultar um blog muito bom
timor-liberdade.blogspot.com

Anónimo disse...

Seria de toda a justica homenagear Manuel Viegas Carrascalao, um sambrazense que projectou o Algarve em terras de alem-mar como poucos. Deportado pelo regime fascista para Timor pelas suas conviccoes politicas, ali deixou marcas do Algarve que o tempo nao apagara. A Fazenda Algarve surge constantemente nos jornais da nossa terra, e nao so, como visita obrigatoria a quem demanda terras de Timor. Vi recentemente num jornal Alemao uma extensa reportagem nessa Fazenda Algarve, mencionando ainda a Fazenda S. Braz de Alportel e a Fazenda Esperanca (homenagem ao Cemiterio da Esperan), todas fundadas por este ilustre Sanbrazense.
Algarvio na Alemanha