17 março 2007

Autarquia Homenageou

Evocando a memória de todas as mulheres que ao longo do tempo, deram a sua voz e a sua vida à construção de um mundo mais justo e inclusivo, o Município de S. Brás de Alportel prestou homenagem em Sessão Solene Comemorativa no passado dia 10 de Março a 8 mulheres sambrasenses.

Oito mulheres que deixaram no passado a marca das suas vidas. Oito mulheres que são um exemplo de talento e de empenho, de generosidade e de altruísmo, de entrega e de serviço aos outros. Oito mulheres que são o Rosto da Mulher São-Brasense, que no Passado e no Presente, desempenha o papel principal no desenvolvimento do concelho de São Brás de Alportel


Segundo a autarquia estas 8 mulheres merecem ter o seu nome gravado na História .E para deixar às gerações do futuro este valioso legado do passado, os seus nomes foram atribuídos a algumas artérias e espaços públicos de São Brás de Alportel.


Apresentadas pela Dr.ª Teresa Oliveira as razões e o perfil das homenagens a Professora Clotilde S. Oliveira e Sousa, à benemérita Lucília Sancho, benemérita Maria Bárbara Louro, à professora Maria José Figueiredo, à actriz Mariana Vilar, à benemérita Rosa Passos Pinto à escultora Rosalina de Passos e à pintora Virgínia de Passos.


A D. Maria Belchior leu o
poema mulher, poema de sua autoria de homenagem à mulher e ainda antes da entrega de uma placa evocativa aos familiares das homenageadas o Presidente da Assembleia Municipal Dr. Correia Martins e o Presidente da Autarquia Eng. António Eusébio evocaram as qualidades das homenageadas e as razões porque 150 anos volvidos a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, por uma sociedade mais justa e mais solidária, continua actual e necessária, para que juntos, todos possamos construir um futuro melhor, com todos e para todos.

--------------------------------------

Neta de Homenageada
arrasa politica cultural
concelhia


Durante a entrega das placas comemerativas a edilidade foi pedindo aos familiares das homenageadas um pequeno discurso ao microfone. Graça Passos, neta de uma das homenageadas, literalmente aproveitando que tinha o microfone na mão, deu um arraso na politica cultural da autarquia são-brasense tão grande, tão grande que se António Eusébio e Vitor Guerreiro tivessem um buraco por perto, tinham enfiado a cabeça. Ficou no ar o recado à edilidade e a sua politica de "desiducação" cultural, onde a quantidade não tem o sinónimo de qualidade.

(Clica na imagem para aumentar)

18 comentários:

Anónimo disse...

Eu ainda estive para falar ao microfone de modo a que o Eusébio enfiasse a cabeça mesmo no buraco, quando eu perguntasse aos presentes por que razão não foi homenageada a mulher que mais é merecedora em todo o S. Brás do nosso aplauso? Aplauso pela dedicação, pela coragem, pelo trabalho, pela independência, pelas oportunidades que proporciona aos seus semelhantes, especialmente aos seus conterrâneos, pela sua cultura, pela sua informação independente, pela sua postura frontal, pelas realizações que organiza sem se preocupar com as comissões financeiras, pelo desprezo ao intermediarismo, pelas propostas desenvolvimentistas, pela visão (com óculos) por certos empreendimentos, pelos artigos "jornalísticos" em todos os jornais regionais de Portugal e arredores, pela "poesia" que encerra e exterioriza, pelas reportagens fotográficas peculiares que realiza e apresenta no pasquim da Câmara, pelo amor ao, perdão, à Câmara Municial de S. Brás, essa mulher com M grande, M grande porque se chama MARLENE. A diva, a bela, a profissional e a subserviente Marlena Guerreiro tão merecedora de uma homenagem regional, nacional, europeia e mundial.
Fica para a próxima...

Anónimo disse...

Estamos de olho nele.....
Pediram?Eu vou contar, o Exmo. Sr Presidente da nossa Câmara Engenheiro António Paulo Jacinto Eusébio é trabalhador por conta de outrem na EMPRESA ALGAR-VALORIZAÇÃO E TRATAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS S.A. onde aufere um salário MENSAL de cerca de 950,00 Euros, tendo iniciado a sua actividade em Março de 2006.....mais informaçoes dentro de dias

Morena Amiga

Anónimo disse...

Morena Amiga

o que escreveu é muito grave e não tem o direito de colocar em dificuldades acrescidas o coordenador deste blogue. O blogue não pode ser prejudicado ou mesmo encerrado por decisão do tribunal, caso o senhor Eusébio decidir colocar uma acção judicial contra o que é falso. Porquê? Porque custa muito a acreditar que uma pessoa que já aufere um vencimento chorudo como presidente do Município, mais as alcavalas das reuniões da Assembleia Municipal, mais os acordos com os empreiteiros amigos, mais as comissões das compras para a Câmara, mais a comissão das obras dos esgotos pela serra abaixo, mais os terrenos que são vendidos após informação de que no local existirá futuramente uma urbanização, mais... e mais... isto e aquilo, etc., etc., não, não posso acreditar cara Morena Amiga que o senhor Eusébio iria agora receber uns trocos de uma empresazeca. A querida Morena tem de provar esse facto porque a quantia é irrisória. Tudo o que seja minorca necessita de prova cabal, porque das grandes questões, das grandes comissões, das grandes negociatas, nada necessita de ser provado. Porquê? Porque está à vista de toda a gente...

Gato Fedorento de S. Brás (I)

- O presidente mamou no pavilhão?
- Sim!
- Então vai preso?
- Não!
- Mas o centro histórico vai ser renovado?
- Vai!
- E é preciso dar comissão?
- É!
- E depois o tribunal vem a saber?
- Não!
- Mas o preço das rotundas foi inflacionado?
- Foi!
- Então, houve crime?
- Sim!
- Então é caso para tribunal?
- Não!
- E a nova estalagem a construir junto à igreja pode avançar?
- Pode!
- Mas está no PDM?
- Não!
- Então, há bronca?
- Não!
- Mas quem está a tratar do assunto é a prima do presidente?
- É!
- Então, há gato escondido com rabo de fora?
- Há!
- Então, há crime?
- Há!
- Então, vão presos?
- NÃO!!!

Anónimo disse...

Ó minha gente. Adorei o comentário do Machados sobre a mulher com M grande... foi o máximo. Começamos a ter malta aqui no blog com muita piada e atenta ao que se passa cá na nossa terrinha. Pequenininha mas coruptazinha... também, claro!

Anónimo disse...

Se essa Senhora realmente fez um discurso nesse sentido só é de lamentar. Deve ser daquele tipo de pessoa que se julga superior a tudo e todos pelo facto de vir "à serra" e isto ser tudo pacóvios..!!
A isso aqui na terra chamam-se: caganeirices...!

Anónimo disse...

Quem és tu Arcádio????
Onde está o teu curriculum????

Enquando não tiveres a experiencia, vivencia e bagagem cultural parecida à de pessoas como a graça passos, não passarás de um pacóvio!!!!

Tás igual ao Vitor, achas que pratos pintados e rabiscos são cultura, qualquer dia também queres que te chamem doutor não?!....

Tem Juízo pacóvio!... ouve quem percebe da cultura e em vez de te achares superior aos outros, vê mas é se aprendes qualquer coisa!

PP

Anónimo disse...

O anónimo que assina por PP realmente demonstra logo a sua pequenez....nem o conteúdo do texto a que respondeu percebeu! Eu entendi-o bem.!! O autor que assina por José Arcádio só quer dizer que essa senhora veio chamar parvos aos Sambrazenses..Mas ele conforme não percebeu o texto também não iria perceber isso..

Anónimo disse...

Em relação ao que a Morena Amiga escreveu sei que é verdade. Mas também compreenda que lhe seja pedido provas só que isso é um pouco dificil uma vez que a empresa é publica e como querem a prova? Digam pode ser que se consiga a prova.
Loira Olhos verdes

Anónimo disse...

ya meu este blog ta ficar bué da fixe...ja voltamos aos boms velhos tempos onde a malta se matava se esfolava mas ninguém se aleijava...assim é que é chuto na bola pra frente e fé no Eusébio...ganda jogador...lol


com espinhas

Anónimo disse...

parabens gato fedorento sbras gramei bue o teu dialogo ganda pinta e bem profundo a chegar-lhes em coisas muito serias ganda pinta aquela da estalagem ao pe da igreja que tem estado no segredo dos deuses e que e uma negociata eusebio/prima isabel dos machados e onde os tipos querem mamar um balurdio ganda boa a tua intervencao manda mais dialogos ganda gato

Anónimo disse...

adorei o comentario de machados ganda pinta da-lhe forte na pedante dos oculos pedantes sabem que a tipa ja tentou controlar outra vez o jornal o sambrasense alias ja controla para agradar ao seu mais que tudo

Anónimo disse...

se é assim o eduardo santos é que é um banana ao deixar a pedante controlar o jornal

Anónimo disse...

Então? Isto é para falar das mulheres ou para falar dos tachos que por aí andam? Hã!?

Eu vou pôr um pouco de água na fervura...

Para a malta da minha geração, vocês por acaso lembram-se da Marçália?
Sim, aquela do colégio de S.Brás. Aquela que era baixinha e que um gajo jogava o cordel para cima da campainha para que ela não conseguisse dar o toque de entrada. Lembram-se?
Isso é que era uma grande mulher, aturou uma série de gente que hoje por aí anda.

Bem, da Bernardete a opinião já não será tão unânime, não é?!

Ass: Fiquem Bem

PS: Hoje estou em forma, já fiz 3 comentários

Anónimo disse...

Por acaso estou d'acordo com o Dr. Fiquem Bem...a Dona Marçalia sofreu as passas do algarve e vendia folhados à mesma na salinha da culinaria no externato...se vermos bem aturou mais que o Sargento e companhia...ora aqui vai uma listazinha de malta porreira que ela aturou :

Jorge Preto
Luis Xau
Artur xarelo
Mauricio dos vilarinhos
Miguel dos vilarinhos
Thierry
Tony Canario

as turmas "B" do Jorge Preto,Pereira e companhia

as turmas "D" do thierry,Tony Canario e companhia

enfim ca p'ra mim essa mulher merecia uma estatua na vila porque quem aturou essa malta anos e anos foi por amor à camisola e amor à terra...um abraço forte p'ra malta



com espinhas

Anónimo disse...

A Bernadette embora tivesse uma pancada ainda instrui muita massa bruta que por ai anda...e distribuiu muita chapada nas ventas de certa malta...ai ai bons velhos tempos...do la vai alho e vidros partidos nas aulas de ginastica com a bola de rugby na sala 11...e và fatada nas ventas da malta...lol
também merece qualquer coisinha...nem que seja um comentario a sujeito dela....



com espinhas

Anónimo disse...

Que grande mulher foi a Bernardette
as chapadas nas ventas que ela distribuio pela malta ainda forão poucas bons velhos tempos só eu devo ter levado aí umas 150 belas fatadas nas ventas VIVA..VIVA..A VELHOTA.

Anónimo disse...

de certeza que nam levas-te mais que eu...quase todos os dias e quando nam era ela era o professor jorge e quando nam era ele era o professor palma...e quando nam era nenhum deles é porque estavamos de férias...lol


com espinhas

Anónimo disse...

Anóinimo das 150 fatadas: E mesmo assim continuaste tão BURRO..