09 março 2007

Piscinas Municipais Cobertas

I Fase do Projecto
fica pronta em 12 meses


“Um projecto de grande qualidade em todos os pontos de vista”. Foi assim que o presidente da Assembleia Municipal de São Brás de Alportel, Correia Martins definiu o projecto das Piscinas Municipais Cobertas, a I Fase do Parque Desportivo e de Lazer, em São Brás de Alportel.

O presidente da Assembleia Municipal de São Brás de Alportel falava hoje, dia 6 de Março, na apresentação do projecto de Construção das Piscinas Municipais Cobertas, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal, onde estiveram também presentes, entre outros, o edil são-brasense, António Eusébio, o presidente da CCDR Algarve, Campos Correio, a arquitecta, o engenheiro e projectistas da obra.

O projecto pretende construir um equipamento desportivo para a população são-brasense, enquanto lugar de encontro e lazer, constituindo “uma mais valia para o Concelho e para o Algarve”, atestou Campos Correia. A obra das Piscinas Cobertas teve início a 6 de Fevereiro, tendo um prazo de execução de 12 meses.

O projecto

O volume da obra consiste numa peça depurada revestida a pedra, da região de São Brás – Brecha da Mesquita, rasgado por vãos em vidro e uma faixa de grande dimensão que percorre os alçados e a cobertura, compondo uma “caixa de vidro”.

A obra contempla três pisos, nomeadamente uma cave, um piso térreo e um piso 1 (numa II Fase de execução), bem como três percursos, o circuito dos banhistas, o circuito do pessoal técnico e o circuito público.

Numa primeira fase, a autarquia pretende construir uma piscina desportiva e outra de aprendizagem, uma área de descanso e lazer e um espaço de sauna e banho turco. Numa segunda fase, estão planeados um ginásio polivalente e uma cafetaria/bar.

A obra insere-se numa estratégia de desenvolvimento humano, e é segundo António Eusébio “uma obra muito ambiciosa que representa mais de 50% do investimento anual do Município”, com um custo de cerca de 2.471.540,19 euros.

Uso de Energias Renováveis

Este projecto vai apostar no uso de energias renováveis (solar e biomassa) o que desempenhará “um importante papel para estilos mais saudáveis da população do Concelho”, certificou o edil são-brasense.

O uso eficiente da energia é uma das prioridades do projecto, que pretende, a nível da iluminação, um bom aproveitamento solar, o aquecimento da água, através da energia solar e biomassa e o tratamento da água através da utilização de lâmpadas ultra-violetas.

Relativamente ao uso eficiente da água, pretende-se o aproveitamento das águas de lavagem dos filtros dos tanques de compensação para o reservatório de alimentação de sistemas de combifixos na parede, sanitários e rede de rega de espaços exteriores.

II Fase do Projecto

... não se sabe de mais nada... logo se vê... fica para quando houver disponibilidade financeira... talvez num próximo mandato?... quem vier atrás que feche a porta!

1 comentário:

Anónimo disse...

Então é só pisçinas e a saude que está uma vergonha em S.Brás não comentão isso tambem conta amigos.