08 março 2007

Escolas algarvias correm por Moçambique

Corridas Solidárias durante o mês de Março

Durante o mês de Março, várias escolas algarvias participam na iniciativa “Corrida Solidária” organizada por Médicos do Mundo (MdM-P).

Do Algarve participam escolas de Albufeira, Faro, Silves, São Brás de Alportel, Loulé, Olhão, Vila Real de Santo António e Lagos.

Mais de 500 escolas de todo o País integram esta iniciativa, envolvendo mais de 65 mil crianças e jovens com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos.

A iniciativa já arrancou no dia 1 de Março, tendo contado com a participação de diversas escolas do distrito de Faro.

O projecto

Sob o slogan “Corra a ajudar”, esta iniciativa tem por base um conceito simples: “cada aluno solicita aos seus familiares, amigos e conhecidos um patrocínio e oferece a MdM-P uma pequena quantia de dinheiro pela sua participação na corrida”, explica fonte da Organização.

Na primeira edição, o montante angariado vai para o projecto “Escolinhas Comunitárias Rurais”, a ser implementado em Moçambique. O projecto prevê a construção de centros de dia para acolhimento e apoio educacional e psicossocial às crianças órfãs e em situação de vulnerabilidade, entre os 2 e os 5 anos de idade, que vivem nos bairros 25 de Junho e Mafacuva, no distrito da Namaacha, em Moçambique.

A par desta iniciativa e numa vertente mais pedagógica, MdM-P propôs às escolas participantes na Corrida Solidária, de incentivarem as crianças a reflectirem sobre as condições e problemáticas de vida e de saúde nos países em desenvolvimento. Para tal, serão entregues às escolas, matérias pedagógicas, para serem trabalhadas, em contexto de sala de aula ao longo do ano.

A iniciativa dirigida a alunos dos 6 aos 18 anos, pretende promover a reflexão sobre as condições e problemáticas de vida e de saúde nos países subdesenvolvidos e alertar para a relação entre a pobreza e os problemas de saúde. Com isto, pretende-se incentivar um comportamento pró-activo nas crianças, na resolução destas problemáticas.

Escolas participantes no Algarve: próximas corridas

No dia 9 de Março corre o Centro Infantil António Calçada (Santa Casa da Misericórdia), a 14 de Março será a vez do Agrupamento de Escolas EB 2/3 do Algoz. As escolas EB 1 de Alcantarilha, Escola Secundária de Loulé, Jardim-de-infância Nº 1 de Olhão, a EB 1 Mãe Soberana e EB 1 Nº 5 Horta de Santo António correm no próximo dia 21 de Março.

A 22 e 23 de Março correm a escola EB 1 Nº 1 de Faro e o Jardim-de-infância Maria Helena Rufino (Santa Casa da Misericórdia). A encerrar as corridas, entrarão na corrida a 25 de Março, a escola EB 2/3 Infante D. Fernando e o Centro Infantil da Luz.

Esta iniciativa está a ser apoiada por várias entidades e pessoas, designadamente, os desportistas Alberto Chaíça, Nuno Delgado e Sílvia Cruz, que são as três caras da campanha publicitária; a fotógrafa Isabel Pinto; Câmara Municipal de Lisboa; Comissão de Trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal; Groove; Instituto do Desporto de Portugal; Europcar; My Jobs; Price Waterhouse Coopers; Queiroplás; Sapec Química; Sersilito; Sky Light; Zinc e DHL, enquanto transportador oficial.

1 comentário:

Anónimo disse...

E quantas escolas em monçabique correm pelo Algarve ?


com espinhas