22 março 2007

Jovem investigador São-Brasense

Dário Passos Ganha prémio Calouste Gulbenkian

Dário Passos, do Centro Multidisciplinar de Astrofísica do IST (CENTRA), com o projecto SEI – Sun Earth Interaction sobre a previsibilidade do ciclo solar, e Nuno Lourenço, do Centro de Química e Física Molecular da UTL/IST, com o projecto Desenvolvimento de Têxteis Condutores/ Inteligentes baseados em Polímeros, venceram dois dos Prémios Gulbenkian de apoio à investigação portuguesa.

Dário Passos venceu na categoria Ciências da Terra e do Espaço, enquanto Nuno Lourenço ganhou na secção de Química Sustentável. Os galardões inserem-se no Programa Gulbenkian de Estímulo à Investigação, e destinam-se a investigadores que trabalham em instituições portuguesas, cuja idade não seja superior a 30 anos.

A área de investigação está situada no interface entre a Astrofísica Solar e as Ciências Terrestres, com o objectivo de, com o auxílio do modelo padrão solar, poder encontrar uma explicação para os fenómenos solares que dão origem às alterações da energia emitida pelo Sol.

Uma vez compreendidos estes fenómenos poder-se-ão fazer previsões quanto à actividade solar, cuja importância é relevante para as indústrias de telecomunicações e aeroespacial. Uma tempestade solar, dá origem a elevados fluxos de energia que quando chegam à Terra podem interromper o funcionamento de satélites, afectar redes de distribuição eléctrica e pôr em perigo a vida de astronautas que estejam em órbita.

Esta linha de investigação está a começar também a ser implementada por outros centros mundiais de investigação como a ESA ou a Agencia de Energia dos E.U.A. O início deste grupo de investigação sediado no IST, poderá assim contribuir para uma área de investigação que irá ser de crucial importância num futuro próximo em termos nacionais e internacionais.

A entrega dos prémios teve lugar no dia 19 de Março ao final do dia numa cerimónia organizada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

9 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns aos dois!!!

Já agora qual é Sambrasense? os dois? Só um? Qual?

Anónimo disse...

O dario


com espinhas

Anónimo disse...

Pois, mais um caso de um investigador que passa ao lado da Gala dos Prémios da Juventude. E assim ganha sempre a Angelina que não faz nenhum.

Anónimo disse...

esses prémios devem ser para os filhos dos amigos.......

E há aí uma miúda que acabaou Psicologia com 19....também não deve ter direito a prémio......

Anónimo disse...

Calma aí,pessoal!O Dário foi nomeado e ganhou o prémio da juventude SÃOBRAZENSE 2006 na área da Física ou Investigação e até teve a humildade de dizer em público,quando recebeu o troféu no cine-teatro, que quem merecia melhor o prémio era o outro sãobrazense nomeado de nome Leonardo, que está a trabalhar nos E.U.A.Deixem lá a Angelina que vai fazendo o que sabe e pode com as condições que lhe dão, pelo menos já se vai vendo algum trabalho e as pedras das calçadas e valados não estão lá por acaso...!!!??? como muitas ruínas artificiais que por aí aparecem!Perceberam?

Anónimo disse...

Aqui temos uma optima pessoa com todas as capacidades de explorar e criar se bem o conheco, dario tens toda a minha forca e todo o meu apoio .

ass. um dia digo te quem sou se me lembrar lololll

Anónimo disse...

assim é que é primo.
mostra o que vales

Beijinhos e parabens da prima

Anónimo disse...

Mais um Sambrasense com muito valor!!

Pena é que esta terra não consiga fixar os seus melhores recursos humanos.....temos gente com muito valor por aí.......

Aqui há tempo falou-se aqui no blog de parques industriais e tecológicos.......

Se já houvesse um parque tecológico pessoas com ualidade como o Dário poderiam trabalhar na sua terra, caso ele também o desejasse, claro.....

Ainda nem parque industrial temos........ no more comments.....

Anónimo disse...

Gostava de saber como é que o Dário ganhou o prémio se a gala só ainda se realizou duas vezes e em ambas ganhou a Angelina na categoria de Investigação.