16 março 2007

A Saúde em debate na Assembleia Municipal de S. Brás de Alportel


O SAP de S. Brás de Alportel estava condenado a encerrar mais tarde ou mais cedo em virtude da idade dos médicos.

O Dr. Rui Lourenço Administrador Regional de Saúde veio no passado dia 27 de Fevereiro à Assembleia Municipal de S.Brás de Alportel explicar as razões das alterações efectuadas no Algarve no que concerne aos cuidados de Saúde na região e particularmente em S. Brás de Alportel.

O Presidente da ARS explicou exaustivamente aos autarcas daquele órgão e aos presentes as alterações lavadas a efeito e os objectivos e soluções que foi explanando na sua intervenção. Apoiado depois pelo Director do Centro de Saúde Dr. Carlos Sousa e pelo Dr. Renato Santos membro eleito pela CDU na Assembleia Municipal e que se demarcou daquela coligação em relação há tomada de posição da CDU em relação ao centro de saúde de S. Brás de Alportel.

Nas palavras do Dr. Rui Lourenço os SAP nunca funcionaram como deve ser visto que nunca foram um serviço permanente, tendo agora com as alterações os utentes acesso ao Serviço de Urgências Básico que cobre todo o território algarvio e pautando-se por mais e melhor atendimento. Com as estes serviços a funcionar 24 horas em Vila Real de Santo António, Loulé, Albufeira e Lagos apoiados pelo Hospital de Faro e Hospital do Barlavento, salientaria ainda entre muitos outros pontos que as decisões foram partilhadas e discutidas com todos os profissionais de saúde e autarcas embora estes alguns não concordem com as alterações explicando sempre qual era o objectivo e a boa fé das propostas, felizmente a pratica tem vindo a demonstrar que a ARS e as alterações introduzidas lhes tem dado razão.

O Dr. Renato Santos médico de família no Centro de Saúde de S. Brás de Alportel, começou por se demarcar do comunicado da CDU que critica as alterações operadas no Centro de Saúde com o encerramento do SAP e afirmou apoiar esta reestruturação sendo uma das mais importantes operadas no Centro de Saúde de S.Brás, segundo o Dr. Renato Santos alguma coisa tinha de ser feita e este Ministro em comparação com outros não tem comparação, visto que o que está a ser feito tem finalmente cabeça tronco e membros, satisfaz os profissionais e está a dar-nos vontade de trabalhar com mais entusiasmo visto que podemos ver os resultados do nosso esforço, e é muito positivo para a população de S. Brás de Alportel, diria mesmo que se “achasse que por algum momento que as alterações fosse negativas para a população de S. Brás de Alportel e os seus doentes seriam prejudicados, era o primeiro a encabeçar qualquer manifestação contra estas alterações.

O Dr. Carlos Sousa Director do Centro de Saúde começaria por dizer que este ano num mês recebeu mais reclamações do que no ano passado todo, e todas tem a ver com o encerramento do SAP, o Dr. Carlos Silva diria mesmo que o SAP de S. Brás de Alportel respondia mal à falta de trabalho dos médicos, deu mesmo o seu exemplo de quando não estava ao serviço os seus doentes recorriam ao SAP, agora tem mais responsabilidade já que os médicos trabalham todos os dias de segunda a sexta e antes tinham um dia dedicado ao SAP e caso seja necessário tem consultas de tarde para atender todos os doentes e responder às exigências.

O nosso objectivo segundo afirmou o Dr. Carlos Silva é que os doentes tenham em 48 horas consulta havemos de lá chegar, o ano passado uma consulta esperava um mês já vamos em 3/4 dias. Além disso é preciso ver que os médicos a começar pelo exemplo dado pelo Dr. Renato Santos acrescentando mesmo que os médicos do Centro de Saúde tem mais de 50 anos e os médicos aos 54 anos tem de deixar de fazer urgências pelo que dentro em pouco deixaria de qualquer modo de existir SAP em S. Brás de Alportel acabando esta por se extinguir por falta de médicos mais tarde ou mais cedo.

É difícil explicar à população que gostava de ter um médico ao Domingo às 6 da tarde e hoje não tem é difícil explicar que o serviço de ambulatório que agora criamos nos parece melhor, o que gostaríamos era que lá fora percebessem que o serviço está melhor . O ponto fraco desta remodelação é de facto o internamento é das áreas que hoje aqui ninguém nos deu respostas.

in Notícias de S. Braz, - dê sua opinião

23 comentários:

Anónimo disse...

O Homem Trabalha pro PS!!!!
É o pasquim da Câmara, como o eusébio não disse nada, o homem arranjou uma mão cheia de asneiras e pôs o renato a falar, assim se der para o torto a culpa é da CDU, ou PCP ou seja lá como se chamam agora os comunistas!

Sem Espinhas
(the one and only)

Anónimo disse...

Sempre gostava de saber o que terá o Dr. Renato Santos a dizer desta noticia que saiu no Jornal...

-->judas<--

xCUNHAx disse...

Entrevista a Leo, um dos vocalistas de Eternal Bond, em exclusivo no blog do costume! Tudo sobre as mudanças na banda e o novo álbum numa entrevista que não queres perder!

Lê tudo em http://www.4thekids.pt.vu !

Passa a mensagem aos teus amigos!

Anónimo disse...

Pedimos desculpa aos nossos comentadores que não veem os seus comentarios postados.

Desde Ontem um comentario portador de um virus, tirou-nos o control na moderação de comentários. já resolvemos o problema , no entanto não foi possivel recuperar varios comentarios feitos entretanto.

Obrigado pela compreenção
-----------------------------

Ao amigo Che.
Se quiser ver a sua opinião publicada aqui no blog, basta escrever-nos contanto os factos e esperar um pouco para que tente confirmar os factos. a ser remotamente verdade publicaremos tudo o que desejar... Por favor deixe de nos dificultar a vida!

-----------------------------

Ao amigo JMD
Desculpa lá qualquer coisinha.
Qualquer puto hoje em dia, dá cartas em matéria de informatica. Fica dificil os "velhos" acompanharem o passo.
Sem resentimentos,
Cumprimentos,

a_gerencia

Anónimo disse...

Ao amigo Judas

Peço-lhe um grande favor. Nunca mais chame "jornal" ao pasquim da Câmara. Por favor, não ofenda os jornais e os jornalistas. Aquilo é algo abaixo de cão, sem qualificação possível. O pasquim apesar de ser feito pela analfabeta Marlene é um horror e os senhores da Câmara ainda não chegaram ao neurónio que lhes diga que não é daquela forma que conseguem ter credibilidade junto dos são-brasenses.
Caro Judas, permita que lhe diga que já era a hora de alguém pensar na possibilidade do Concelho de S. Brás ter um jornal decente, digno, bem feito, com informação independente e que pudesse ser a voz de nós todos, todos mesmo.

Anónimo disse...

Meus amigos desde que eu conheço este centro saúde que dantes se chamava hospital de …com o nome de quem o construiu.Tenho conhecido de alguns anos para cá sempre o Dr Renato neste C.Saude não venha para o Dr Carlos mandar as suas postas de bacalhau porque o Dr Renato foi um tapa buracos dos outros médicos como foi do Dr Carlos Sousa que esteve neste C.Saude e depois foi-se embora para agora vir armado em esperto,para quê se ele próprio mandou cá para fora uma circular a dizer que havia sempre um médico de recurso para aqueles que não tem médico e os outros que os médicos faltem e esse médico de recurso nunca deu uma consulta a doentes de outros médicos como foi do caso da Dr Margarida que esteve fora mais de uma semana e os doentes dele ião ao médico de recurso que os mandava de volta mas o Dr Renato parvo como sempre ia tapar o tal buraquinha.
Não venham esses Director Carlos e outros a dizer que o Dr Renato tem a idade que tiver, mas sempre foi um medico para toda agente seja comunistas ou socilista ou social democrata não interesa

Bom fim semana

Anónimo disse...

mas que grande confusão que o JMD tem na cabeça.

Anónimo disse...

Cada vez é mais evidente que o Joaquim Dias anda a querer entalar a CDU em S.Brás.

Já bem pouco tempo, num editorial do seu jornal, acusava a CDU de exercer pressões para que fosse publicado não sei o quê no seu pasquim dizendo que lá por ter feito parte das listas das cdu em 2001 a coligação pensava que podia usar o seu jornal para falar mal do presidente!!!!!!

Tem dó ó Palio.....
o que é demais também enjoa!

Anónimo disse...

Palaio Amigo
O Eusébio está contigo...

Palaio Amigo
O Eusébio está contigo...

Palaio Amigo
O Eusébio está contigo...

Palaio Amigo
O Eusébio está contigo...

Anónimo disse...

Por falarmos em Saúde vocês sabiam que o director do Hospital de Faro, um tal de Larguito Claro apenas é "largo" a aldrabar, e muito pouco "claro", porque o tal "doutor" não tem diploma de médico, era dentista no Brasil e em Macau teve grandes problemas, onde se fartou de mamar protegido por um mafioso que lá existe e que ao mesmo tempo é financiador do PS.

Anónimo disse...

Informava a ARS Algarve no seu site.

1. A partir do dia 1 de Janeiro de 2007 o Serviço de Atendimento Complementar (SAP) passará a funcionar de 2.ª a 6.ª feira entre as 14:00 e as 20:00 horas e aos Sábados, Domingos e Feriados das 09 horas às 15 horas;

2. As consultas programadas e as consultas do dia funcionam durante todo o período da manhã;

3. O atendimento urgente e emergente dos utentes do concelho de São Brás de Alportel continuará a ser realizado de acordo com a situação clínica e por orientação do INEM através da linha 112, para o Serviço de Atendimento Permanente de 24 horas de Loulé requalificado em Serviço de Urgência Básico e para o Serviço de Urgência Polivalente do Hospital Distrital de Faro;

Conceitos importantes:

urgência (todas as situações clínicas de instalação súbita, desde as não graves até às graves com risco de estabelecimento de falência de funções vitais.) e emergência (todas as situações clínicas de estabelecimento súbito, em que existe, estabelecido ou eminente, o compromisso de uma ou mais funções vitais.)

Acesso mais rápido da vítima a um serviço com capacidade de resposta técnica;

Evitar que situações que requeiram atendimento urgente/emergente especializado percam tempo precioso em serviços sem qualificação para a prestação de cuidados de urgência/emergência;

Dotar os serviços da rede de urgência/emergência de melhores meios técnicos e de recursos humanos com formação para situações de urgência/emergência;

Portanto caros amigos se eu estiver numa situação de perigo de vida levem-me o mais rápidamente possível para a unidade de cuidados intensivos mais próxima e socorram-me logo que chegue o 112.

Ou também quererão um Hospital Central em São Brás!!!








As medidas agora tomadas libertarão recursos que serão afectados à actividade assistencial permitindo acabar com os utentes sem médico de família atribuído

Anónimo disse...

O que o site da ARS informa, não é bem o que se pratica no Centro de Saúde...

O Amigo já foi às "novas" consultas de SAP???????.... Não foi de certeza porque elas não existem....

É fácil falar quando nunca se utilizou o Centro de Saúde a não ser para o médico de família, passar pele caixa os exames que o médico privado passou....

Anónimo disse...

Vejo que as pessoas se estão a "mexer" para defenderem aquilo a que têm direito.
E a Câmara o que faz???
Este executivo já tomou alguma medida para defender os interesses e direitos dos cidadãos que representa???
Ou será que a cor (rosa....) que une a Câmara ao Governo é mais forte do que os laços que a ligam aos seus munícipes???!!!!

Anónimo disse...

Estes TÓTÓS nem sabem o favor que estão a fazer ao JMD ao publicarem isto no blog. Este gajo está queimado na Câmara, só não o metem na rua porque não podem.

Anónimo disse...

deve ser por isso que o jornal parece o boletim do PS local!!!!

E mesmo assim o gajo não se tem safado?... querem despedi-lo????

E depois?... quem injecta as mentiras do Eusébio e companhia no pessoal?....

Anónimo disse...

O que é isso de SAP? Alguma coisa que tenha a ver com a saúde das pessoas? Não deve ser. Desloquei-me uma vez ao SAP com um familiar muito doente. Porta encostada. Entrei. Chamei por alguém. Chamei, chamei. Passados cinco minutos veio uma mulher para dizer que não podia a minha familiar ser atendida porque "não veio médico nenhum" (sic). Desloquei-me para Faro. Infelizmente já não fui a tempo. Era ataque cardíaco. Merda para a Saúde em S. Brás!!!

Anónimo disse...

O grande problema actual com a saude em S.Bras é que não se pode ter hoje em dia problemas onde se nessecite de uma assistência rapida que é o caso do senhor ou senhora que morreu com um ataque cardiaco...por se calhar não ter tido uma assistência adequada...enfim esta merda ta a ficar uma republica das bananas descomunal...sera que vamos pagar menos impostos pelo encerramento do centro de saude ?



com espinhas

Anónimo disse...

não... ainda temos que esperar que morram todos que tem mais de 66 anos (1 ano apos a reforma)... inceneração dos velhos e doentes... assim acaba-se com os doentes e os reformados duma só pázada... assim já não há peocupação nem com a saúde nem com a segurança social...há que incenerar toda essa! começando pelos governantes e autarcas...

Anónimo disse...

Soube hoje que o Dr. Renato já falou com o palaio. Chamou-lhe a atenção pela «merdosa» noticia, cheia de mentiras... há gente que assistiu à conversa. (O Dr. Mendonza por exemplo)

Os dois disseram ao Palaio que consideram que o noticias de s.bras está a ficar sem credibilidade nenhuma.... (como se isso servisse de alguma coisa!)

Já o palio, está todo chateado é com o Taveira, porque diz que este lhe anda a fazer má publicidade!... (no blog)

Bem feito... o palaio sempre usou o jornal para criticar as pessoas que lhe interessa, agora que é alvo de criticas não gosta...(é para ver se aprende)

Anónimo disse...

Atão se o palaio nam ta contente que se ponha...ja agora convido o Dr. Mendonza a exprimir-se sobre "O Noticias de S.Bras"...ja que também nam esta d'acordo com o palaio que luz se faça nesta escuridão...Dr. Renato o convite é também p'ra vossemecê...um abraço p'ra malta rija


com espinhas

Anónimo disse...

Já me disseram na Câmara que o Palaio esteve a ouvir as gravações do debate da saúde!... Perdeu meia manhã de trabalho para estar na Câmara a ouvir as tapes!.... he! he!

Sem Espinhas

Anónimo disse...

deve ser para se queixar do blog na judiciária

Anónimo disse...

Com espinhas disse:

ja agora convido o Dr. Mendonza a exprimir-se sobre "O Noticias de S.Bras"...ja que também nam esta d'acordo com o palaio que luz se faça nesta escuridão...Dr. Renato o convite é também p'ra vossemecê...
---------------------------------

Não podia estar mais de acordo, já agora fica outra sugestão:
que o façam no jornal "O Sambrasense", para ajudarem a União a vender o seu pasquim.

-->judas<--