15 março 2007

A Saúde em Debate

Administração Regional de Saúde veio à
Assembleia Municipal explicar alterações

O Presidente da Administração Regional de Saúde esteve presente na Assembleia Municipal no passado dia 27 de Fevereiro. Rui Lourenço veio a S. Brás explicar as mudanças da política de saúde regional e responder as questões que os deputados municipais pudessem colocar.

Com cerca de uma vintena de sambrasenses a assistir (os habituais e alguns funcionários do centro de saúde) Rui Lourenço explicou que o caminho a seguir é a Unidade de Saúde Familiar (USF) com mais horas para os médicos estarem mais disponíveis para os seus doentes. A par com as USF´s vão aparecer a UBU's (Unidade Básica de Urgência) , haverá uma em Loulé e estará equipada com o material e meios humanos para resolver muitas das "Urgências" que congestionam o Hospital de Faro. Quanto ao SAP de S. Brás disse que tinha que fechar e que com isso ganha-se mais disponibilidade para os médicos verem os seus doentes.

Presente na Sala da Assembleia Carlos Sousa o Director do Centro de Saúde de S. Brás, após convite de Rui Lourenço explicou as mudanças no centro de saúde, garantiu que o acesso as consultas dos respectivos médicos de família é mais fácil e que os são-brasenses que não tem médico tem uma consulta aberta também. Terminou assegurando que sabe que nem tudo esta a funcionar bem, mas que há medida que os problemas forem identificados serão resolvidos dentro do conceito da USF que eventualmente se irá tornar.

Terminados os esclarecimentos, Rui Lourenço e Carlos Sousa mostraram-se disponíveis a responder as dúvidas que os deputados municipais eventualmente pudessem ter.

Da bancada Social Democrata, Tomás Nunes e Ivo Tomé quiseram saber como ia ficar a particular situação da Unidade de Internamento de S. Brás. e foi-lhes dito que por enquanto fica tudo como está, a funcionar com 10 camas, mas eventualmente irá fechar. Rui Lourenço explicou que as USF's não tem unidades de Internamento. A particularidade do Centro de Saúde estar em casa arrendada à Sta Casa de Misericórdia ( por 600 contos/mês) tem impedido a ARS de negociar com outras IPSS (instituições privadas) a criação de uma Unidade de Internamento em S.Brás de iniciativa privada, uma vez que a Sta Casa de Misericórdia já manifestou o seu desinteresse nessa matéria.

À questão sobre se achavam realmente que a população tinha ficado melhor servida com o encerramento do SAP e natural congestionamento do SAP de Loulé ou do Hospital de Faro, foi respondida com a revelação que a UBU de Loulé não está a funcionar, arrancará em Abril, e que em caso de Urgência os São-brasenses devem dirigir-se ao Hospital de Faro.

Quanto ao INEM possuir capacidade de dar uma resposta atempada aos São-brasenses, Rui Lourenço disse que o INEM respondeu a cerca de 700 chamadas no concelho de São Brás durante 2006, o que corresponde em média a cerca de 2 chamas por dia, o que não constitui uma dificuldade aos meios disponíveis pelo INEM.

Da bancada da coligação CDU/Verdes Renato Santos não fez qualquer questão à sua entidade patronal.

Da bancada da maioria Socialista, apenas falou Ilídio Viegas. Usou da palavra na qualidade de deputado da Assembleia para ver esclarecidas suas questões pessoais. Numa clara violação do Regimento da Assembleia Municipal Ilídio Viegas quis ver esclarecida a recusa feita ao seu pedido para internar o seu sogro, entretanto falecido, na Unidade de Internamento de S. Brás. E acabou mesmo por acusar o deputado da CDU Renato Santos de na qualidade de médico do sogro, o ter abandonado para morrer na rua. Ilídio Viegas terminou a sua intervenção dizendo que motivo porque Renato Santos não tinha internado o seu sogro era por este pensar que o sogro também era do partido socialista mas que se tinha enganado porque ele era membro do partido comunista, exibindo ao mesmo tempo o cartão de militante do PCP do seu falecido sogro.

A resposta veio da parte do Director do Centro de Saúde, Carlos Sousa disse que já tinha tido a oportunidade de explicar por diversas vezes ao Sr. Ilídio que no momento em que tinha solicitado o internamento do seu sogro, não havia vagas no internamento, as camas estavam todas ocupadas não era possível internar mais ninguém naquela altura. E que não compreendia as acusações agora feitas ao Dr. Renato Santos quando ele tinha sido o primeiro a tentar diligenciar o internamento do sogro do Sr. Ilídio, que não foi possível porque o número de camas é limitado.

Antes de terminar o Debate na Assembleia Municipal sobre o Estado da Saúde no Concelho, houve ainda tempo para Renato Santos pedir a palavra para informar Ilídio Viegas que as suas afirmações terão a resposta devida na altura devida.

No meio disto tudo, realçamos a postura do Presidente da Câmara de S. Brás de Alportel durante o debate. António Eusébio permaneceu, sereno, tranquilo, esclarecido, sem duvidas não se fez ouvir nem sequer notar.

Conclusão

O Centro de Saúde vai passar a ser uma Unidade de Saúde Familiar, vocacionada para a prestação de Cuidados Primários de Saúde.

O fecho do SAP é definitivo. Para assistência urgente os São-Brasenses devem deslocar-se ao Hospital de Faro até que a Unidade Básica de Urgência de Loulé entre em funcionamento.

A Unidade de Internamento será fechada no decorrer deste ano.

22 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que o T- P---- foi eleito pelo PS e não por nós, não acham?????

Cusco disse...

Eu estive lá! E passou-se tudo como está descrito.
Porém houve mais alguns pormenores que não estão no texto...!!

Anónimo disse...

Claro,é isso mesmo e por isso o tó paulo, não teve,não tem e nem terá a coragem de levantar ondas,como os seus correlegionários do Norte que até parecem pertencer a outro País!Com a saúde das pessoas não se brinca,é um bem sagrado e constitucional!Fala-se tanto do bem estar animal e depois esquecem-se das pessoas?Com razão têm chamado a esta terrra o concelho mundial da rolhae daí a lei da rolha, é comer e calar!Não nos podemos esquecer da grande percentagem de idosos e de pobres com dificuldades de recorrer à medicina privada e aos transportes públicos q não abundam e são por vezes incomportáveis!Pessoal, vamos acordar e agitar a malta!Onde está o PSD ?

Anónimo disse...

terra de cafres
tem o que merece...

Anónimo disse...

Com autarcas destes estamos entregues às feras! Este PS não serve nem para defender interesses próprios, quanto mais defender o interesse da população.

-----------------------------------

ó Cusco

enriquece lá a gente com os pormenores que faltam no texto!
Aconteceu mais alguma coisa de interessante?


Calimero

Anónimo disse...

Calimero: Não posso... Segredo profissional. Houve algumas perguntas...
Mas a gerência pode acrescentar algo pois estava lá também!

Cusco

Anónimo disse...

Amigo Cusco,

Achamos que você está a confundido!

O que amigo certamente queria dizer era que quem esteve na assembleia foi o Taveira... não seria?...

Os titulares da gerência deste blog desta vez não marcaram presença na Assembleia.

A noticia chegou-nos via colaboradores (como tantas outras).

Nem tudo é o que parece ;)
Um dia explicamos!

Cumprimentos,
a_gerencia

Cusco disse...

Ok. Obrigado pelo esclarecimento...Julguei que...
E já agora para vocês um bom-fim-semana!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Fonix meu este blog ta a ficar um "DALLAS" do kaneco...assim é que é...misterio...suspense...ja agora quem é a gerência deste blog ? deixem-me advinhar...ja sei és tu ...ja sabia...vejam la se sabem...ja agora que raio de bronca foi essa com o Ilidio e o Renato?


com espinhas

Anónimo disse...

E o que se passou a seguir ao Debate da Saúde?????.... A gerencia vai contar?.... he! he! he!

Sem Espinhas

Anónimo disse...

Vejo que as pessoas se estão a "mexer" para defenderem aquilo a que têm direito.
E a Câmara o que faz???
Este executivo já tomou alguma medida para defender os interesses e direitos dos cidadãos que representa???
Ou será que a cor (rosa....) que une a Câmara ao Governo é mais forte do que os laços que a ligam aos seus munícipes???!!!!

Anónimo disse...

Trocou o Serviço de Urgências Médicas por :

- Uma fábrica de lixo que vai desvalorizar as propriedades no raio de, pelo menos, um quilómetro e atulhar a estrada com centenas de camiões.

- "A rota da cinza" para os turistas irem ver os sobreiros queimados.

- Uma manobra rasca de propaganda chamada Rede Nacional “SIM à Pessoa com Deficiência”, que não passa de uma secretária e um telefone para criar mais um tacho improdutivo.

Agora só falta acabar com a GNR, com a água canalizada e a electricidade para o Presidente e os seus amigalhaços se sentirem no seu ambiente natural.

Anónimo disse...

Era bom que contasse mas se não estiveram la como é que vão poder contar ?
Srs. Gerentes do blog vossemecês nam teêm espião nenhum do KGB que nos possa informar como terminou a noitada apòs a reunião ?


com espinhas

Anónimo disse...

Conta aí Com Espinhas!!!
Afinal porque tanto mistério?...

Anónimo disse...

Querem saber o que se passou?....

O Taveira querer lixar o Eusébio.
Pediu à Assembleia Municipal para o informar sobre o 2.º emprego do presidente!!!!!!

Agora ninguém vai puder dizer que é mentira, e a própria Assembleia terá que fazer alguma coisa acerca disso!

O Taveira arranjou maneira de ter que ser o Correia Martins (assembleia Municipal) a agir contra os esquecimentos do Eusébio...

Uma broca das boas!!!!!!!!
A bricadeira de meninos saíu cara ao Eusébio e a Maioria PS....

O_coronel

Anónimo disse...

Isso é se o Eusébio, responder às questões que foram postas! he! he! he!

Anónimo disse...

Quem tem que responder é o Correia Martins (Assembleia Municipal).

Para isso, o Correia Martins terá que solicitar ao Eusébio (Câmara Municipal) esclarecimentos.

E segundo o Regimento da Assembleia Municipal, todas as questões postas por municipes terão que ser respondidas.

Ou seja, O Taveira arranjou maneira para ser a própria Assembleia Municipal (Correia Martins) a lixar o Eusébio. Não havendo informação sobre o (indesmentível)2.º emprego do presidente, a Assembleia Municipal terá que tomar uma posição, ou corre o risco da Procuradoria Geral da República ser informada e acabar por lixar a Assembleia Municipal e a Câmara ao mesmo tempo.

A "brincadeira de meninos" saiu cara ao Eusébio e à Maioria Socialista...

Vamos ver o que isto vai dar...

O_Coronel

Anónimo disse...

Ai...Ai... Eusébinho tá lixado!!!!

Anónimo disse...

Nã tá nada... isto comem todos na mesma malga!

Anónimo disse...

Alto aiiiiii...
vocês querem por o presidente na rua???? e o meu empregozito??.... Épá não brinquem com isto!... Cá pra mim umas réguadas nas palmas das mão, à moda antiga, bastavam para o ensinar a não se esticar e deixavamos o homem ficar até ao fim?... É melhor isso, que vir para aí outro maluco qualquer ocupar o lugar!!.... Deixem-se estar sossegados! Fónixxxxx, só de pensar nisso me arrepia!...meu rico empregozito!

Sem Espinhas

Anónimo disse...

yà meu pelos vistos a malta sempre conta como se passou a coisa...mas ja agora para quando é prevista a resposta da assembleia à questão do Rui Taveira ?


com espinhas

Anónimo disse...

Amigo sem espinhas ja agora conta la ai que empregozito ta à tua ispéra na camara !!!...lol...


com espinhas